sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Depoimentos

DEPOIMENTOS

Perguntamos a nossa familia quais as brincadeiras que eles brincavam quando eram pequenos o resultado obtido foi:

-pique cola;
-pegador;
-esconde esconde;
Então pela votação resolvemos fazer sobre essas brincadeiras.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pique cola

Brincadeira realizada por um grupo de crianças, que consiste basicamente em corridas e perseguições. De um modo geral, possui os seguintes componentes: o perseguidor escolhido por sorteio, que corre atrás das outras crianças e o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, determinados pelas crianças, dependendo da combinação feita entre elas e que tem, geralmente, a função de colocá-las a salvo da perseguição, liberá-las para continuarem a correr. Pode também ser um prêmio a conquistar

Esconde-esconde

Regras


O encarregado de localizar os escondidos vence apenas se encontrar todos os demais participantes antes de que algum retorne para o ponto de partida. O primeiro dos que tiver se escondido a retornar para o ponto de partida vence, fazendo com que aquele que os procurava perca a partida.



Também pode ser jogada de outros modos, uma pessoa conta até certo numero com os olhos fechados e as outras se escondem, as pessoas que se esconderam tem que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e "se bater", o primeiro ou o último (depende de quem está brincando) a serem "batidos" pelo que contou devem ficar no lugar dele.

Pega-pega

Este jogo tinha um nome mais específico, mas realmente não me lembro. É uma derivação do "pega-pega" tradicional, jogado, neste caso, por duas equipes, que deverão possuir mais ou menos o mesmo número de pessoas.




Combina-se onde serão os "piques" (um para cada equipe), como dois postes em lados opostos da rua, ou dois pontos em muros relativamente distantes. Cada equipe deve ficar em seu pique. Um jogador sai de um dos piques. Nesse momento, ele pode ser pego por um jogador adversário que tenha saído de seu próprio pique, depois dele. Outro jogador pode sair para "proteger" aquele primeiro, já que este pode pegar o perseguidor daquele. Em dado momento, podemos ter diversos jogadores sendo perseguidores e perseguidos ao mesmo tempo.



Um jogador pego, deve se dirigir ao pique do adversário, onde ficará até ser libertado por um seu companheiro de equipe. Para tanto, basta que um toque a mão do outro.



Os jogadores capturados, costumam fazer uma "corrente", na qual um segura a mão do outro e se o primeiro for tocado, toda a "corrente" está livre.



Marca-se ponto, quando um adversário consegue tocar o pique do outro.



Normalmente as equipes se dividem em "iscas" e "defensores": os primeiros saem do pique, buscando atrair os adversários para longe de seu próprio pique; os outros tendem a ficar próximos ao pique, protegendo-o.



Este jogo é mais divertido de ser jogado do que se ser descrito...